Evasão Escolar

A pauta desse blog é um assunto crítico, portanto comum na sociedade brasileira. O objetivo é esclarecer o que é Evasão Escolar, as consequências e as possíveis soluções de tal abandono escolar.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como solucionar a Evasão Escolar?


A Evasão Escolar não tem solução única, para resolve-lá é preciso ter união não somente da escola e da equipe pedagógica mas também do governo, dos pais e dos alunos.


(...) defender o direito de crianças e jovens trabalhadores   à   educação   é   uma proposta mais radical do que apenas defender escola para todos. A distinção entre educação, entendida enquanto instrução,  e  educação  entendida enquanto produção-formação - de homens e mulheres, construção de identidades, é uma velha distinção que vai além de uma pura diferença nominal e encontra uma longa e tensa tradição teórica e prática. (...) As elites dirigentes, ao longo da história de luta do povo brasileiro, têm tentado negar, desarticular, confundir de várias formas esse direito: ora com a negação de uma base material para uma vida humana, com o excesso de trabalho extenuante, com péssimas condições de existência, ora com a negação de tempo e espaços culturais e educativos, com a separação entre trabalho manual e trabalho intelectual, com a negação do direito a pensar, a articular-se e a expressar suas concepções sobre o real e sobre as formas de transformá-lo... (ARROYO)

Evasão e repetência são sinônimos  que caracterizam a realidade das crianças e dos jovens brasileiros , onde o combate se resume em o maior desafio da sociedade, que tem como meta a educação de qualidade e justa. No entanto nos vimos diante de uma interrogação . Quem são os responsáveis por essa realidade caótica? o sistema escolar? o professor? o aluno? a familia? todos juntos?
Para alguns isso parece ser um fenômeno natural,  uma vez que,  se transforma natural como a corrupção na política, assaltos , enfim fatos que já não se desperta surpressa e idignação.
Cabe a sociedade brasileira reverter essa situação educacional,  implantando projetos como o ficai implantado em  maceió , em suma um projeto que estimule o governo a  refletir e executar soluções para tal evasão escolar, fazendo do Brasil um país de educação de qualidade equalitária e principalmente com o maior número de crianças e jovens dentro da sala de aula, aprendendo a serem cidadãos intelectuais e capazes de ver e compreender a realidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário