Evasão Escolar

A pauta desse blog é um assunto crítico, portanto comum na sociedade brasileira. O objetivo é esclarecer o que é Evasão Escolar, as consequências e as possíveis soluções de tal abandono escolar.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O que é Evasão Escolar?

A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a aula, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo.
E em nosso país tem se tornado um grande problema pois segundo as pesquisas, são poucos os brasileiros que concluem o ensino fundamental.Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, apenas 5 concluem o ensino fundamental, ou seja, apenas 5 terminam a 8ª série .
Em 2007, 4,8% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries/1º ao 9º ano) abandonaram a escola.Os indices parecem pequenos mas correspondem a um grande número.
Infelizmente a evasão escolar esta cada vez mais presente em nosso meio.









Fontes:

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2007. Acesso em 14 set. 2009. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/>
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República.
BRASIL, O Estatuto da Criança e do Adolescente.  Lei nº. 8069, de 13 de julho de 1990.

http://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/


Nenhum comentário:

Postar um comentário